
Assisti dois filmes na Segunda Mostra de Filmes Hip Hop (de 3 a 8/8/2007) no cinesesc - WU: The Story of the Wu Tang Clan e JUST for Kicks (os comentários vêm a seguir).
Wu conta a história dos rappers do gueto novaiorquino - o Wu Tang Clan, com depoimentos de seus integrantes, trechos de shows, making of de viagens e colagens de imagens.
A ideologia do clan nasceu baseada na filosofia das artes marciais, onde Wo. é o caminho, Tang. a linguagem e estilo. a espada!
O núcleo era formado por 9 talentosos Mc's: Rza, Gza, Method Man, Inspectah Deck, Raekwon, GhostFace Killah, U-God, Masta Killa e ODB-Ol'Dirty Bastard, mas o espírito de coletivo, (seguindo na contramão dos individualistas anos 90), agregava 36 integrantes. Um deles era o carismático Papa Wu, uma espécie de entidade, mentor ou... um Papai Smurf.
O Wu Tang Clan catapultou o rap e o movimento Hip Hop para o estilo de vida e o formato de indústria próspera que conhecemos hoje...
Conquistou o mundo com a energia mântrica da poesia sem refrão, de batidas oldschool e de 'sujeira' dos filmes de luta e ruídos tipo de fita k7, registrados em seis álbuns, um deles gravado ao vivo e com venda de 45 milhões de cópias. Wu Tang Clan também virou marca, a Wu Wear comercializava T-shirts, roupas, acessórios e muitos outros produtos, como filmes, videogames e até... esmaltes!
Mas a filosofia inicial deixou de guiar um dos seus discíplos, Ol' Dirty sucumbiu às drogas, foi preso (2001 a 2003) e desestabilizou o clan. (o filme mostra os delírios do moço, antes durante e depois dos shows... numa cena doida, ODB se delicia com o show no Hawaí: aqui é a noz da Meca! o paraíso onde só é preciso aceitar as oferendas...). Quando saiu da prisão, gordo e arisco, ensaiou um retorno à música, mas morreu em seguida, enterrando com ele, o Wu Tang Clan.
Ano passado, o vazio emocional e discográfico parece ter chegado ao fim, RZA reorganizou a casa, em nome da história, das conquistas e do talento de seus integrantes e repôs na ativa o Wu Tang Clan. Depois de seis anos, promete lançar "The 8 Diagrams", onde a faixa "Life Changes" presta homenagem ao sagaz parceiro Ol' Dirty Bastard.
Entenda o porquê da invasão das abelhas assassinas ... clicando nesse clipinho básico: