Psicodelia à vista!



YEahhh!
Não faz muito tempo, então você deve lembrar do BritPop - estilo de rock britânico, com bandas maravilhosas fazendo músicas de ricas melodias, que resgatavam a psicodelia inglesa dos anos 60 ou o glamour e a rebeldia dos 70', entre outras coisas, através de letras e elementos do imaginário inglês, atitudes, cabelos e dançinhas desengonçadas. Esses ingleses!
... são ó-ótimos!
Se visualizou Stone Roses, Oasis, Kula Shaker e.... Primal Scream acertou.

Mas tinha mais: Soup Dragons, Blur, Happy Mondays, Elástica, Verve, Supergrass, Marion, Pulp e Suede!
Não vou explicar agora, mas esse movimento dos anos 90, fez emergir bandas com muito estilo e personalidade, além de qualidade e diversidade sonora. Por conta disso, venderam muuitos discos, fizeram muuitos shows, ganharam grana, se destruíram e... todo aquele bla, bla, bla clichê do rock.
A cena de Mancheter já é história, juntamente com a Factory Records e o clube Hacienda.
Inclusive, no mes passado o nome de Anthony Wilson - fundador do selo Factory Records, voltou à cena, em função de sua morte.

Arrisco dizer que as bandas mais lisérgicas foram as que abriram e fecharam o movimento, como Stone Roses (89) e Kula Shaker (96).

Esses Lords & Ladies do BritPop, de sotaque carregado, humor instável, memória mod e punk ganharam um contraponto feio, sujo, cru e malvado, na América, o Grunge.

Então, enquanto relembrava bons tempos, quando fui à Inglaterra assitir bandas de BritPop, num festival em Brighton e shows do The Cure em Londres, rastreei as últimas apresentações do VFestival na terrinha da rainha e caí no show da Kasabian, banda de Leicester, que está na estrada desde 1999 (final do BritPop!?), lançou o álbum Kasabian, mas só apareceu na mídia mundial em 2005, através do álbum 'Empire', que ganhou uma 'mãozinha' da referência e 'pai' Noel Gallegher - o talentoso cérebro do Oasis.



Na MTV Brasil passava o clipe da música Clube Foot, mas a estética meio 'leste europeu' me confundiu, não achei que fossem ingleses... além disso, o nome da banda é açogueiro em armênio. O clipe está no YouTube de várias maneiras, como passou na MTV:

http://www.youtube.com/watch?v=RwL7r29mUPI

em versão 'Programa do Jô', oops > David Letterman:

http://www.youtube.com/watch?v=HkT0G7ewzI0

ao vivo, com participação do Noel Gallagher:

http://www.youtube.com/watch?v=-X0d3q95bIY

+ depoimento do próprio Mr.Gallegher:

http://www.youtube.com/watch?v=8zsRSmBnAdU

e em versão 'Mod' (sou eu que digo isso, porque achei uma atualização de trecho do filme Quadrophenia do The Who):

http://www.youtube.com/watch?v=9l4SY8r4HHw

Assim como o YYY, os meninos da Kasabian disponibilizam diversas versões dubladas por muitas pessoas, dos seus clipes!

A banda dá uma sobrevida ao BritPop, quando resgata os elementos psicodélicos que desapareceram da música e contrói canções!
Isso mesmo, o BritPop tinha um selo master em CANÇÕES, assim com letras maiúsculas e outro pela capacidade de emocionar e sacudir, com bases dançantes e atmosféricas.
Lembro que ao ouvir os dois primeiros discos do Oasis, sentia uma vontade estranha de 'comer' as músicas... loucura?
Não! era só a força sinergética presente na música dos meninos.

Tom Meighan, vocalista, lembra outro vocalista, o Pedro Veríssimo, da banda Tom Bloch (RS), mas o jeito de cantar está mais pra Liam Gallegher e pro escocês Bob Gillespie, do Primal Scream.
Em algumas músicas, a sonoridade sugere os mantras do Kula Shaker. E o gato da vez da banda é o guitarrista (+ vocal e teclado) Sergio Pizzorno (o primeiro à esquerda, na foto abaixo).


Tá?!
Ih, fiquei com saudade ... vontade de andar pela Oxford Street, comer sanduíche de tuna, deitar na espreguiçadeira em frente ao lago do Hyde Park no final da tarde, encontrar pelas ruas e shows, o baixista do Suede, o Damon do Blur, fazer programinha com os caras do The Cure... e (quase) ser carregada pelo vento de Brighton!

Sabe q +? Vou assistir o show da Pública (RS), amanhã no CB em São Paulo, depois eu conto se minimizou a saudade.

http://www.kasabian.co.uk/
www.myspace.com/kasabian