VERANO 2008

Hola, sabes que?

Buenos Aires está em alta.
Na verdade, sempre esteve [esqueça duros anos como o de 2001], mas, agora tem muita gente se mudando pra lá ou, pelo menos, passando algumas semanas na capital porteña.

A agência de turismo de um amigo me garantiu que os preços dos vôos para lá são os mais baratos do mundo! Depois li que o turismo já é a 3a. fonte de renda do país.
Talvez, por conta disso, as tarifas dos vôos pra toda América Latina vão despencar ainda mais!!!
Minha mãe lembrou que quando eu andava por lá, ficava mais em conta voar pelo território latino americano do que pelo Brasil.
[Passei 2 anos viajando pelo Peru, Argentina, Bolívia e Chile e, desde então, não voltei mais. Tá na hora de voltar... Acho os argentinos lindos, inteligentes e irreverentes. Sou fan, desde sempre. Adoro até a bandeira azulzinha e branca com o ícone solar no meio... heheh].

Para nós, gaúchos, a capital porteña já é um trajeto conhecido. Por exemplo, alguns amigos preferem ver os shows internacionais lá do que aqui, em São Paulo.
[por falar nisso, Soda Stereo está de volta...]

O livro Dora Maar - prisioneira do olhar descreve os tempos em que a fotógrafa, pintora e poeta circulou por Buenos Aires. As ruas, os casarões e os costumes da cidade, nos anos 20/30, são descritos, assim como seus reclacionamentos com os magníficos [que não são 7, brincadeirinha pra quem sabe]: Man Ray, Picasso, Paul Eluard e Lacan.

Dora Maar por Man Ray em www.terraingallery.org/DoraMaar-ManRay-3.gif

Lá por 2003 fui apresentada aos textos de uma socióloga argentina muy interessante: Susana Salquin e um pouco depois, à rica filmografia de Lucrécia Martel!

Por causa disso, rastreei sites de universidades argentinas em busca de uma especialização legal..., estava tentada a fazer algo na gringa, mesmo aqui do lado. Me comunico bem em espanhol [tá, já esqueci muita coisa...], mas precisaria escrever uma monografia ou tese em espanhol! Fiquei com medo da gramática e resolvi fazer os cursos em São Paulo.
Não sei se essa foi a melhor idéia, porque BUE fervilha e los hermanos estan con todo, ahora...

Sem precisar puxar muito pela memória, uma das imagens mais lindas da minha vida foi a chegada à capital argentina às 5h30/6h da manhã, em um dia de novembro.

Eu e meu filho Cauan vínhamos de Lima [cruzamos a Cordilheira dos Andes, numa noite de lua cheia e isso também foi um espetáculo a parte!], então compreendi o significado de Mar del Plata, de Baía do Prata: a primeira luz do dia batia no rio e deixava suas águas com um brilho difícil de descrever... algo como o metálico da prata e do mercúrio. Um absurdo!
Sinto saudade desse ir e vir!

Mas, enfim, neste verano 2008, o litoral gaúcho e catarinense não bombaram como de costume... pra onde foram as pessoas, então? Hasta Chile, Argentina y Uruguai!

Rastreando o site do aeroporto Sezeiza (ARG) encontrei algo curioso...

uma espécie de manual kamasutra para uso em aeronaves. É engraçado, mas nada além do jardim, pra quem viajou 'dias' de ônibus de São Luís (MA) a Porto Alegre (RGS), ao lado do seu bem: http://www.sextutor.com/plane/

Ó, saindo de Porto Alegre, o tempo de vôo é mais que suficiente.