'CHIC de DOER'

Yves Saint Laurent *1936 +2008

Nos anos 50, Yves Saint Laurent foi contratado por Dior para ser seu assistente e quando esse morreu, o jovem YSL assumiu a função de estilista-chefe da toda poderosa Maison Dior.
Alí, criou para as mulheres, a linha trapézio, que virou febre. E é assim até hoje... [já prestou atenção nos vestidinhos que estão nas ruas, desde a estação passada?]
Foi uma tremenda ousadia, pois liberava as mulheres da cinturinha 'de vespa' que estavam acostumadas a usar, justamente por influência do new look de Christian Dior.
Para os homens, buscou referência nos cults beatniks e os vestiu com casaco de couro preto e gola rolê.
Depois disso, foi convocado a prestar serviço militar e o pessoal da Maison aproveitou a oportunidade para colocar outro estilista em seu lugar.
Na verdade, Yves não era mais bem vindo na Dior, por conta de suas idéias muito modernas.
Mas ele só estava sintonizado com o seu tempo!
Com intuição, humor e talento soube dar a volta por cima.
Sensível, buscou referências na arte (Mondrian) e se inspirou nos amigos artistas (Andy Warhol, Catherine Deneuve, Rudolf Nurejev).
Apostou na leveza, nas transparências, bem como na praticidade e na síntese de linhas, sem esquecer da elegância.
Nos anos 60, voltou seu olhar para o que acontecia nas ruas e abriu sua 'boutique' RIVE GAUCHE na margem underground do rio Sena. Foi pioneiro na criação de coleções pret-a-porter e jogou suas fichas na androgenia, ao redesenhar peças masculinas para as mulheres.
A partir daí se viu mulheres em pantalonas, gravatas borboleta, coletes e smokings. Tudo muito sexy!
Por isso e muito mais, ele entrou para a História.

Yves Saint Laurent morreu neste domingo, mas será sempre lembrado como designer-ícone do século XX.
Au Revoir, YVES!

Crédito das fotos: http://www.hotels-paris-rive-gauche.com/blog/images/Octobre/Smoking%20Forever.jpg e http://www.daslu.com.br/admin/smarty/templates/img_upload/1127Ysl.jpg