O Sol (é) nascente para Todos.

Foto: Sr.Kenzo (agora designer de objetos) em entrevista em São Paulo. Sábado chuvoso no Campi Senac Santo Amaro.

Foto: Jum Nakao (Sam) em palestra no Ziguezague. Quinta-feira no MAM.


Não fiz fotos na rua, sorry. Mas eles estão por toda parte...! Dando palestras, praticando Cosplay nas saídas dos metrôs, parados em bandos nas livrarias, nos shoppings, no 'território' oriental oficial - o bairro Liberdade, nos comerciais de tevê, na tevê... misturados aos chineses (em breve começam as Olimpídas de Beijing. Então, vivenciaremos outra faceta do oriente), aos coreanos, etc... No SPFW, eles estavam trabalhando nos lounges, circulando pelos corredores, nas filas de espera, nas passarelas, circulando com as famílias pelos pontos de venda.

Velhos, jovens e adultos... não importa, São Paulo está mais oriental nesta semana: data oficial das comemorações de 100 anos de imigração japonesa no Brasil.

E para seguir o fluxo do Tsunami, vou listar as coisas que mais adoro da cultura japonesa (~_*):

  • Paradise Kiss - mangá sobre o mundo da moda escrito e desenhado pela Ai Yazawa e publicado em português pela Conrad.
  • Quimonos contemporâneos - tenho um mini-quimono + obi da estilista gaúcha Vivi Gil. Outro estilizado, em malha preta da Banca de Camisetas e um branco para dormir, com as bordas bordadas com os 101 Dálmatas [Ehh, eu sei. O que eu tenho a ver com os Dálmatas? (rs) Ganhei da minha ex-sogra e adoro pela praticidade].
  • Fantasma da Máquina (Gosh in the Shell) - os personagens são lindos e parecem reais. A sensação sombria e desoladora que sentia ao ver os episódios de Ultramen, aos 8 anos de idade, voltei a sentir neste anime.
  • Encontros e Desencontros (Lost in Translation) - Filme de Sofia Coppola, filmado em Tóquio. Além das ruas coloridas e iluminadas, mostra cenas divertidas num karaokê com cantorias de Scarlett Johansson e Bill Murray.
  • Dolls - Filme de Takeshi Kitano, com três histórias tristes. A que mais gosto mostra dois jovens que se tornam andarilhos e derivam por paisagens belíssimas, amarrados por uma corda. O figurino é de Yohji Yamamoto. Parte o coração... é muito CULT.
  • Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo - dois fashion designers japoneses que revolucionaram a moda ocidental nos anos 80 e dispensam maiores comentários, já que as modelagens e os conceitos de suas roupas fazem chorar de tão sublimes!
  • Kagemusha - a camionete Chevrolet Veraneio à Diesel onde vivi (1982 a 1984), parando ora no Perú, Chile, ora na Bolívia e Argentina. Foi batizada assim, por causa do filme homônimo (em português: A sombra do Samurai, 1980) de Akira Kurosawa.
  • Saquê - uma bebida que me deixa feliz.
  • Doce de Feijão - doce que também me deixa feliz, em todas as versões.

Finalmente comi o sorvete de Doce de Feijão (foto) que tanto queria. Pelas ruas do bairro Liberdade, ainda é febre comer os sorvetes de fruta Melona. Isso foi hoje, domingo, enquanto esperava as pesquisadores de moda do Chile, Argentina e Uruguai sairem das lojas que vendem tudo o que se precisa e o que não se sabe que precisa.

  • Performances da Sra. Yoko Ono - seja nas apresentações dos anos 50, 60 ou do ano passado no Teatro Municipal em São Paulo, ela é bárbara e ainda canta muito!
  • O cabelo grosso e espetado dos japoneses. Obs: corto meu cabelo no salão de uma artista plástica, que aprendeu a 'navalhar' com sua sócia japonesa. O lugar se chama Corte Radical e além do corte 'radical', vale a ida pela lavagem/massagem no couro cabeludo, os clics que vão parar no blog (vc pode ver quem corta o cabelo lá...) e o balcão-vitrine com cabelos (em todas as cores) dos clientes. Fetiche-freak-fofo!
  • Para mais informações da cultura japonesa: http://www.fjsp.org.br/index.htm

Foto: eu-Tókion no lounge do Senac. SPFW (sexta-feira) enquato esperava o workshop de Laura Novik, no Evento Ziguezague.Foto: meu look hoje. Sei que tá fora de foco, mas acho que o espírito YY está presente.