Desejo de isolamento ou nem?

O projeto Rumos - Artes Visuais do Itaú Cultural, abriu ontem à noite, a Mostra 'Trilhas do Desejo' com 45 artistas, entre eles, alguns coletivos selecionados em todo Brasil.
Durante o coquetel, três performances aconteceram dentro e fora do prédio.
Uma delas foi 'Colapso' de Shima - Marcio Shimabukuro, que ainda participa com a instalação “Contenção” e apresenta mais duas performances nesta semana: “Zona de Conforto / Zona de Confronto” 13/03 às 15:00 e “Leito” 20/03 às 15:00.
Conheci o trabalho de Shima, ano passado, quando apresentou uma semana de performances-solo na Galeria Deco (Bela Vista). Ali, o designer e performer criou diversas ações que exploravam os costumes e o cotidiano da cultura japonesa e urbana.
Nesta noite, vestido com peças clássicas da indumentária masculina (calça, paletó, colete, camisa, gravata, sapato social, óculos e maleta) Shima se auto-isolou. Posicionou-se de costas para a Avenida Paulista e embalou o corpo inteiro com rolos de fita plástica listrada em preto e amarelo, geralmente usada para interditar/isolar áreas públicas.
Alguns trechos da fita, o mantinham conectado às grades do prédio do Itaú.
O artista permaneceu imóvel por um longo tempo, até que algumas pessoas começaram a interferir: conversar com ele, abraçá-lo e até derrubá-lo no chão (colapso não intencional, acho eu). Queriam desenrolá-lo, pois acreditavam que poderia passar mal por não respirar.
Depois de cair, com a ajuda do público, Shima foi 'reposicionado' na vertical.
Algumas pessoas chegaram a queimar partes da fita com isqueiro.
Eu, com a tesourinha do canivete suíço de um amigo, cortei as 'amarras' que o prendiam ao prédio do Itaú.
Depois de tanta interferência, Shima arrebentou tudo, juntou os vestígios da ação (fitas, rolos), pegou a maleta, entrou no prédio e sumiu no elevador.
Fiz movies da performance e as fotos abaixo.