especulação e cabelos japoneses

Outro dia, quase enlouqueci com um japonês plantado na seção de Literatura Estrangeira da Livraria Cultura!
Estava com a câmera mas, pra variar, não tive coragem de fotografar. Fiquei por perto, anotando cada detalhe na retina e na agenda:

Ele era magro. Mmuuuito magro - seu corpo não tinha espessura, era quase uma folha.
Usava camisa verde militar, sapato de couro preto, meio deformado pelo uso, calça jeans azul lavada, reta/seca, bolsa de couro preto, modelo executivo.
O cabelo, liso e preto, cobria quase todo seu corpo (chegava à altura dos joelhos).
Ele lia, atenciosamente, um livro e essa era uma imagem muito linda de se ver.

Dei uma volta e ele não estava mais ali... Quando passei pela prateleira, vi alguns livros fora do lugar... Curiosa, fui conferir os títulos e viajei na possibilidade dele ter lido algum daqueles títulos, mas qual?

. Lewis Carroll
. Guia de Caça e Pesca para Mulheres
. Novecentos
. O Oposto do Amor
. Guerra do Tempo

Um pouco depois tive uma conversa sobre cabelos e música com um amigo japonês (paulistano) que está morando no Japão.
RI (comentando minha foto): "E este topete rocker aí, hein? ;) cabelos, cabelos, preciso cortar o meu... daqui a pouco estou meio james iha, hahah beijo!"

Eu: "nãooo faça isso! cabelos japoneses são tão lindos... são pesados, texturados... ei, James Iha é super. realmente um sonho de consumo! fiz até a bobagem de comprar seu disco solo... hahhahah. beijo. não corta, prende."

RI: "pesados! não gosto desse peso, hahah... o meu é grosso, volumoso... se crescer igual ao do iha, estou é feliz! bom, vou deixar acontecer, mas está difícil trabalhar na fábrica com o cabelão, hahah. upa, um sonho de consumo! ;) eu curto o cd solo dele, aliás, as únicas músicas dos pumpkins que eu gosto são as deles, lados-b, no violão. ele é um japonês a se admirar. beijo!"

Eu: "o iha desfia o cabelo neaah? e depois produz... imagino q numa fábrica (mto modernista isso!) seja complicado o uso de cabelos longos ou pelo menos no ombro. e depois, meu bem, só conheço japa incríiivel, todos devem ser admirados. hmn, deve estar na pigmentação a coisa bowa. beijo,"