One of the nice things about NEW

Apresentei um resumo da minha dissertação de mestrado WEARABLE<>HOME, A VESTIMENTA COMO LUGAR, na 6a edição do Ziguezague no MAM.
Éramos seis pesquisadores com dez minutos de apresentação, para que, na sequencia, rolasse uma boa conversa com a platéia.
Eu precisava ser concisa, não esquecer das coisas importantes e cumprir o horário.
Como sou prolixa e me perco no freestyle, resolvi escrever e ler.
Não é que deu certo?
O auditório estava lotado, às 11h da manhã de domingo. Alguns amigos vieram do interior: Campinas, Presidente Prudente..., meus fans do facebook estavam presentes, Laura Novik desde Chile, estava por lá e fez comentários.
E mediando a mesa, estavam as minhas duas musas acadêmicas: Rosane Preciosa e Cristiane Mesquita.
Foi uma delícia. Só isso.
Não falei de moda, falei do futuro da vestimenta, da importância das escolhas que se faz hoje, pois este é o momento. É em meio ao caos, às crises e incertezas que novas coisas são geradas. Foi assim no começo do século passado, quando Duchamp e os dadaistas se posicionaram.
Também falei de visionários dos anos 60' e 70', que acreditavam num mundo diferente e fizeram por onde, mas ficaram numa tenda inflável do tempo.
Agora, vem sendo revistos pela Arte, pela Arquitetura, whatever... o fato é que algo se perdeu por lá, coisas que, talvez, sirvam para desintoxicar este vai e vem medonho, esta gordura localizada e náusea causada pelo excesso, que eu gosto de chamar de mais do mesmo.
Neste dia entendi que sou acadêmica e sou pop.
Acadêmica pop 'cercada de amigos/bixas lindas'.
Heloou, "como o futuro nos vê?" (William Gibson)


Segue trechinho chupado do blog do evento:
... "e coube à marion velasco encerrar a mesa do dia. ela já participou do zz ministrando uma oficina de styling em papel na segunda edição do evento, e volta nesta sexta edição para mostrar seu trabalho: Wearable<>Home, a vestimenta como lugar.
trouxe imagens incríveis sobre a idéia de roupa como lugar, como habitat que ela discute na sua dissertação de mestrado.
a própria laura novik que participou do zz passado falando também sobre esse tema, estava presente e compartilhou depois um pouquinho da sua admirição e interesse pelo trabalho da marion.
bacana ver as trocas acontecendo ao longo das edições do zz!
e também, como já foi falado ontem, ver pesquisas que repensam, questionam, subvertem lugares da moda tão padronizados e criam transversalidades com outros campos, enriquecendo ainda mais o pensar roupa/moda. é isso aí!" por Thaís Graciotti