Performance de Élcio Rossini e outras novidades na Fundação Vera Chaves Barcellos

O sábado ensolarado e quente, na Grande Porto Alegre, permitiu que a performance de Elcio Rossini - Figuras e Fantasmas acontecesse outdoor, em meio à vegetação preservada da FVCB - Fundação Vera Chaves Barcellos.
Este trabalho fez parte de sua tese de doutorado, defendida no Instituto de Artes, na semana passada.
Na área interna - Sala dos Pomares, além de uma exposição coletiva de pintura e de instalação com vídeos de Elcio, aconteceu outra performance - Palavras, criada pelo artista para duas pessoas.
Em meio a tudo isso, rolou o coquetel de lançamento da revista POMARES, editada pela FVCB e editora ZOUK, que pretende divulgar o trabalho da Fundação.
Em Figuras e Fantasmas , Elcio e outros dois artistas tinham dispostos a sua frente, uma variedade de roupas, materiais texteis e acessórios que, por pelo menos 2hs, foram manipulados, vestidos, sobrepostos e trocados, criando volumes, formas, cores, proporções inusitadas e compondo conjuntos de imagens.
A cada nova imagem, os artistas paravam em pose por alguns minutos.
Assim, além das questões plásticas e cênicas presentes no trabalho, Elcio trouxe alguns procedimentos do 'mundo' da Moda e levantou questões como a construção de identidades para si, transformando a performance numa inspiradora aula de styling.
Outros artistas que também criam estas aproximações são: Erwin Wurm e Daniel Firman.