Roteiro do Programa MAISON M do dia 03/02/2012 na radioweb minima.fm

GRAVANDO.... MAISON M#13 - Alooou, está começando MAISON M,,, eu sou Marion Velasco e estou ao vivo na mínima.fm. Hoje, estreando um modo novo de conversa com os convidados - via skype e por telefone... Outros programas, aqui da mínima, já usam esse recurso, mas eu, começo hoje e espero que dê tudo certo com as ondas do ar,, e por falar em ONDAS,, aqui no Brasil, estamos em pleno feriadão! ontem, as ONDAS reverenciadas foram as do mar..., em comemoração ao dia de Nossa Sra dos Navegantes (dos católicos) e Iemanjá (a rainha do mar, na cultura afro)... okay? Okai. O programa de hoje, trata de MODA e Música... não, exatamente do encontro, da mistura destas duas áreas – porque aaaí,, .... para desespero do Quico – nosso fiel técnico e operador, eu certamente falaria de Luisa LoveFOXXX – que na semana passada, fez show com sua CSS, no litoral gaúcho! Enfim,, o programa de hoje... • faz uma conexão internacional com o duo rocker CANJA RAVE, que reside em Berlim e lança seu 3º disco: “Dirty shoes, balls and old songs”. • também apresenta música da novíssima banda portoalegrense, do artista visual ITAPA RODRIGUES, CARNE de Monstro e • faz alguns comentários sobre as semanas de moda no Brasil – Fashion Rio e SPFW, que aconteceram durante o mês de janeiro, com os lançamentos inverno 2012. Então, continuaremos falando de RAVES e MONSTROS... vcs vão ver por que... • MAISON M ainda recebe, via telefone, Nelson Batista Zimmer – coordenador do Grupo Editorial Sinos, que visitou a COUROMODA – feira de calçados e produtos em SP e fala das novidades no setor calçadista e da revista Lançamentos. COMEÇA SKYPE... Olá! Paula... fiquei pensando: - O que eu estava fazendo, que não conhecia CANJA RAVE... ouvir Dirt shoes, balls and old songs,,, Ducks,,,e Keep my distance! ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ CARNE DE MONSTRO – A banda,, na verdade, um trio, define seu som como surf music distorcido. Não acho que façam surfmusic, mas enfim... a sonoridade é bem 90´s... Carne de Monstro é formado por Itapa Rodrigues (guitarra e vocal), Boris Rodrigues, seu filho (bateria e vocal) e Maurício Barbosa, (baixo e vocal). As gravações e mixagens são de Diego Pereira. O trio fez um único show em 2011 e, agora, está compondo e gravando músicas novas. Além de músico, Itapa é artista visual, com ampla experiência em pintura, desenho e serigrafia... também longa trajetória de colaborações na área da moda e beleza. Antes das unhas decoradas com desenhos virarem moda, Itapa já se aventurava na área fazendo pop nails, pintadas artesanalmente com esmaltes coloridos... Atualmente, freqüenta a graduação em Artes Visuais, no Instituto de Artes – UFRGS e seu trabalho plástico (pinturas e desenhos) pode ser visto no site http://www.flickr.com/itapa Tbm dá pra curtir a página da Carne de Monstro lá no facebook. A música que ouviremos, a seguir, chama-se HOT FANTASY. ______________________________________________________________ COMENTÁRIOS SOBRE MODA: Os lançamentos de coleções outono inverno 2012 no Brasil acabaram de acabar... A FashionRio aconteceu de 10 a 14 de janeiro e a SPFW 19 a 24 de janeiro. Preciso confessar que já fui uma wannabe jornalista de desfiles de moda. Não foi a toa que fui para São Paulo fazer especialização nesta área... e por lá pesquisei os desfiles que mais se aproximavam da arte da performance. Nos 6 anos que morei na cidade, fiz algumas cobertura de desfiles na SPFW para os sites – Moda Brasil,, Bolinhas.com, madeupdisease.com. ,, tbm acompanhei desfiles e lançamentos fora do calendário oficial, promovido por marcas como MCD, Nike, Ópera Rock, entre outras... tbm fui aos desfiles como interessada em moda, acompanhando profissionais de coolhunting da América Latina, enfim... O que quero dizer é que, quando se está lá na cidade, mesmo não representando uma mídia de peso, se consegue convites com as assessorias de imprensa, direto nas lojas das marcas que desfilam e com os amigos que estão trabalhando no evento... Foi assim que pude dizer à Cloe Sevigné e ao fundador da revista i-D - Terry Jones,, o quanto eles eram importantes pra mim e para algumas gerações!  a loca..... também fui às festas e shows nos lounges dos patrocinadores, etc..., nesse momento, a vida é glamourosa, pq esse momento é realmente uma festa! festa + business. Mas, cada vez MAIS, me interesso MENOS pelos lançamentos e MAIS pelo que as pessoas estão fazendo com as roupas – ou seja,,, me interessa a rua e as propostas de corpo vestido em/e seus contextos. Por isso, tenho olhado mais os blogs de streetstyle. Um blog bacana é o da fotógrafa Ana Clara Garmendia sobre Paris – http://www.anaclaragarmendia.blogspot.com , que também faz cobertura para a revista Vogue Brasil e, na minha opinião, fez os melhores clicks dos frequentadores da FashionRio. Ainda sobre a FashionRio..., uma matéria internacional interessante, escrita por Glenn Belverio, fala do Rio de Janeiro, das festas (da Osklen com projeções de imagens e tudo mais) durante o evento e da marca New Order - que apresentou uma coleção explicitamente inspirada nos anos 60 – de aeromoças da PanAm às espacialidades de Courrèges... E pode ser lido/visto no site de Diane Pernet – A shaded view of fashion. Lembrar Q: no 2ndo programa Maison M falei da importância dos desfiles, pro sistema da moda e das suas mudanças ao longo da História... Assim, dei uma olhada nos desfiles online e fiz clipagem das matérias publicadas e entendi que esta edição do SPFW – inverno 2012, foi morna e com muito bafo... hahahah,,, 1) um deles, foi o comentário de André Do Val, no site CHIC - dia 24/01,, sobre a intimada que Vivi Witheman - jornalista da Folha de SP, sofreu por parte de Pedro Lourenço e Alexandre Herchcovitch, depois de ter publicado que seus desfiles estavam mais comerciais. Esse tipo de abordagem demonstra fragilidade (emocional?!) do jovem designer e do profissional já bem estruturado. Não conseguir receber críticas – e não se trata exatamente de crítica, até porque, em tempos de crise, propor uma coleção mais comercial é uma estratégia. Mas os dois designers sempre foram associados à vanguarda da moda brasileira, sempre se posicionaram com ousadia e pelo visto ainda se vêem assim... Esse tipo de coisas só incentiva/reforça o jornalismo de moda sem opinião, ilustrativo – que descreve exatamente o que já está sendo visto nas fotos e vídeos (como por ex o que se lê ao lado de uma imagem: saia plissada, em tons de azul, jaqueta perfecto preta usada sobre blusa mariner em preto e branco /0\). 2) o outro comentário é mais forte – trata de ética e consciência ecológica. Até postei o link na página MAISON M no facebook para conhecimento... Com o título: “O retrocesso da moda brasileira marca última edição do SPFW” e assinado por Fátima Chuecco, para o site da ANDA – Agência de Notícias de Direitos dos Animais, faz critica do uso de peles verdadeiras (chinchilas, raposas, etc...) nos desfiles de Pedro Lourenço, do seu pai Reinaldo Lourenço,, bem como no de Fause Haten e de Clô Orozco, da marca Huis Clô. Além relatar as formas como os animais são mortos o artigo apresenta alguns depoimentos dos designers, explicando ou tentando explicar as suas posições. Também elenca as marcas que, em 2011, assumiram o compromisso público de não usar mais peles verdadeiras em seus produtos, que são: Iódice, Colcci e Arezzo. 3) A marca mais falada : A OSKLEN – que ganha destaque internacional, como a primeira marca brasileira de luxo. Lê-se sobre isso no site da www.forbes.com (24.1.2012), em artigo escrito por Anderson Antunes. Oskar Metsavaht também ganhou a capa e diversas páginas na revista INVESTEERI da Estônia – leste europeu...., E foi a marca destacada por Konca Aykan - editora de moda da revista Vogue-Turquia, que esteve cobrindo os desfiles no Brasil e produzindo um editorial no litoral paulista para sua revista. Ao ser perguntada sobre o que mais chamou sua atenção na semana de moda brasileira, ela respondeu “Notei que o público que frequenta a Bienal é mais velho do que o da semana de moda da Turquia. Como o país de vocês é jovem, eu esperava ver também estilistas mais jovens. Acho importante ouvir o que as novas gerações têm pra falar que, geralmente, é bem interessante. Eles são rápidos, nos trazem informações de todos os lugares.” do site ffw.com.br – fashion foward Ainda sobre a Osklen, sabe-se que negocia sua venda e, pelo que entendi, entre os possíveis interessados estão, nada +, nada menos que os conglomerados internacionais: LVMH, PPR, Marvin Traub Associates e a brasileira Alpargatas - grupo que fabrica as famosas Havaianas. Acho interessante destacar que, Oskar foi escolhido embaixador da Unesco na Conferência das Nações Unidas RIO+20//Agenda 21 e desenvolveu seu desfile pautado/inspirado em questões ambientais - coisa que sempre quis fazer - desde o começo dos 2000, através da sua 2nd linha, a E(earth)-brigade, onde investe em materiais reciclados e ecosustentáveis... Só não entendo muito bem o uso do couro do peixe Piarucu nos produtos. Mas enfim,, a Osklen se inspirou na ECO92 – Conferência realizada no RJ/Brasil em 1992 e na cultura RAVE dos anos 90, que celebrava a música eletrônica de modo outdoor, em meio à natureza e, com isso, propõe o surgimento de um novo Raver - os Earth-Brigaders. 4) Dois nomes em destaques, que fizeram ótimos desfiles, elogiados por muitos, como Constanza Pascolatto são os novos designers, os dois com lojas na Vila Madalena em SP : FERNANDA YAMAMOTO (moda feminina) – http://www.fernandayamamoto.com.br/home/ Tem loja multimarca na Vila Madalena/SP e investe em coleção própria. A coleção desfilada na SPFW, teve o Renascimento como tema – um rico período da história da humanidade, de expansão dos horizontes, que chegou à idéia do homem completo, que desenvolve suas competência, dá conta dos seus desejos e, se abre para o mundo material, cultural e descobertas de todo tipo.... O desfile teve styling de Dani Ueda, um especialista em sobreposições. As roupas são assimétricas, compostas de diversas peças, que usadas juntas, parecem uma só... os cortes são descontínuos e com vasados estratégicos e em cores escuras. Entre os materiais estão os jackards estampados com o retrato da imperatriz Bianca Maria Sforza (século XV), os tecidos com tratamento encerado, pinceladas com tinta dourada brilhante. As estampas são geométricas e há mistura de materiais (patchwork) numa mesma peça e bordados artesanais. JOÃO PIMENTA (moda masculina) – A frase enigmática que conceitua o desfile é: “Todo príncipe tem seu Monstro”. O estilo que norteou a coleção foi pesquisado na sci-fi (steampunk) e faz referência aos médicos da época das pragas que usavam máscaras com longos bicos – onde guardavam ervas aromáticas para atenuar os odores dos doentes atendidos. ANUBIS egípcio?!. Se por um lado, o desfile destacou a alfaiataria, através do TERNO masculino – com suas tradicionais três peças: paletó, colete, calça. O paletó com cortes arredondados. Por outro, apresentou lãs e tecidos tramados manualmente, ricos em texturas. As cores usadas também são escuras: marinho, marrom, verde musgo, vinho e preto. Finalizamos o programa conversando - via telefone com Nelson Batista Zimmer, que é formado em Comunicação Social / Jornalismo e coordena o Jornal Exclusivo e a Revista Lançamentos, ambos veículos editados pelo Grupo Sinos, voltados à cadeia coureiro-calçadista e especializados em calçados e acessórios. Nelson edita conteúdos de moda, além de pesquisar tendências na Europa e participar das mais importantes feiras de calçados no mundo. Entre elas, a GDS em Düsseldorf e a Mican, em Milão. A revista Lançamentos – tradicionalmente impressa, está com seu conteúdo digital em http://www.exclusivo.com.br com parte do acesso direcionado a assinantes e outra parte aberta ao público em geral com artigos, fotos, blog, datas de feiras. Numa passada de olhos pelo site, encontrei artigo sobre os lançamentos 2012, em bolsas. Nas lojas, encontraremos bolsas em variados materiais, inclusive na mesma peça...(olha o patchwork!), com linhas retas e formas estruturadas, como pastas e maletas – as “doctor bags” (mesmo imaginário proposto por João Pimenta..). e/ou as vintage – inspiradas nos anos 60,, (como á inspiração da marca New Order – na FashionRio...),, as texturas vem das inspirações nos répteis - pythons, crocodilos,, e através dos pelos (fake-furs – peles sintéticas,, pra não cair na crítica da ANDA e na mira do PETA), inclusive nos adereços, os pingentes que aparecem imitando rabos de raposa e coelho. Outro estilo em alta (eterno) é o Rock - com tachas, spikes, caveiras e rebites. As cores da natureza – e/ou militares, incluem todos os tons de azul (petróleo, inclusive),, terrosos, verdes, amarelos, inclusive os metais dourados e o granato – uva. Trecho para conversa com Nelson,, “Segundo o Centro das Indústrias de Couro do Brasil, houve uma redução de 2% nas exportações de 2011. Pode parecer pouco, mas na verdade é um valor bastante significativo levando-se em conta que esse mercado exportou US$ 2,5 bilhões de couro e peles no ano passado. A estimativa é de que as exportações caiam ainda mais. Ou seja, uma das saídas encontradas é escoar o material internamente. Assim, estilistas adquirem o couro e a pele por preços mais baixos (já que a indústria se encontra em declínio no Exterior) e vendem como se fossem artigos de luxo. No entanto, a morte e o sofrimento dos animais não passam despercebidos por quem tem um pouco de conhecimento do assunto.” (trecho do artigo publicado no site da ANDA, por Fátima Chuecco) TRILHA SONORA além das músicas das bandas apresentadas: Phantogram - Mouthful of Diamonds Parallel Dance Ensemble - Shopping Cart The Parisians - The Rage REMIX por Pegase (MINITEL ROSE) Rhum for Pauline - Walker's Lament REMIX por Pegase. ................................................................................................................... FIM – Agradecimentos,, Falar do próximo programa performático, que será feito ao vivo de SP, via telefone, em colaboração com as artistas LUCIA KOCH e ELAINE TEDESCO. E tbm do evento promovido pela TENDERE - Agência de Pesquisas em Moda e Beleza,,, que apresenta Pesquisas em Moda no Brasil e Tendências Primavera/Verão 2013, na Unicamp, dia 07/02/2012,, e do qual farei parte... >>>>>>